Bombardeios israelenses atingem escritórios de instituição financeira ligada ao Hezbollah, diz Líbano
As Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram ataques aéreos neste domingo (20) contra escritórios de uma instituição financeira ligada ao Hezbollah nos subúrbios ao sul de Beirute, no Líbano, de acordo com a Agência de Notícias Estatal Libanesa. Antes dos bombardeios, foram emitidas ordens de evacuação para 15 localidades no subúrbio sul de Beirute e no Vale do Beqaa, no leste do país.
Os ataques atingiram filiais da Al Qard al Hassan, uma instituição financeira sancionada pelos Estados Unidos, acusada por Israel de financiar o grupo Hezbollah, que tem vínculos com o Irã. Além dos bombardeios em Beirute, a agência também relatou um atentado a bomba no leste do Líbano.
Conforme balanço divulgado pela AFP, desde 23 de setembro, o Líbano contabiliza pelo menos 1.454 mortes, e cerca de 700 mil pessoas foram deslocadas, segundo dados da ONU. Esses conflitos estão inseridos em um cenário de tensão crescente entre Israel e Irã, que lançou 200 mísseis contra Israel em 1º de outubro, provocando ameaças de retaliação por parte de Tel Aviv.
A guerra em Gaza, que começou em 7 de outubro de 2023 após um ataque do Hamas, resultou na morte de 1.206 pessoas no sul de Israel e na captura de 251 reféns, dos quais 97 permanecem sequestrados, de acordo com contagens da AFP baseadas em dados oficiais israelenses. A resposta militar de Israel causou a morte de mais de 42 mil palestinos em Gaza, conforme números divulgados pelo Ministério da Saúde do Hamas e reconhecidos pela ONU como confiáveis.
Com informações da AFP.
COMENTÁRIOS